2.7.10

SE EU FOSSE




Se eu fosse um poema
impedia todo aquele
que se diz poeta, de escrever poemas

Se eu fosse um poema
aquele que lesse poesia,
sem o saber ficaria mudo

Se eu fosse um poema
passeava-me em todas as avenidas da Europa,
sobretudo na Avenida dos Campos elísios

Se eu fosse um poema
acabava com os brilhantes opacos


Se eu fosse poema acabaria com a hipocrisia

Se eu fosse poema criaria muitos humildes e todos
rimariam a humildade

Se eu fosse poema regalava-me com o poema «Frutos», de Eugénio de Andrade
saboreava todos os cheiros e trincava a palavra tangerina

Se eu fosse poema andaria por aí, trepava às árvores
colocando poemas em cada folha

Se eu fosse poema transformava todas as crianças em poesia (elas são poesia)

Se eu fosse poema atravessava a África, a Ásia, América, a Europa
engolia um pouco de cultura, para assim escrever o poema maior do mundo

Se eu fosse poema vasculhava as ideias de Fernando Pessoa e todas as personagens
que ele criou

Se eu fosse poema
era eu e mais outros

Se eu fosse...
mas não sou

Não sou poeta, não sou poema, mas gosto de poesia, de poetas, de escritores e de
escritos de amigos e conhecidos

Gosto de poemas, mas não sou um poema

Sou assim... eu

3 comentários:

  1. O simples fato de não ser um poema já se transforma em poesia!

    ResponderEliminar
  2. "E porque pelo verdadeiro poeta trago respeito,
    guardo o desejo de ser poeta enquanto viva
    e o caderno de poemas que guardo no meu peito
    é a certeza que sem ser poeta, da poesia sou cativa!" eu tambem nao sou poema nem poeta mas gosto muito de poesia. E' o nosso modo de olhar as coisas que faz das coisas... poesia

    ResponderEliminar
  3. exactamente, estou de acordo com a Fernanda e com o Machado de Carlos, obrigada pelas vossas observações
    Augusta

    ResponderEliminar