6.8.10

AMIZADES NA FEIRA

Na feira de Gondomar
Linda roupa eu vendia,
Uma senhora quis comprar
Aquilo que lhe servia.

Compra p'ra ela e p'rò marido
Que estava ali presente,
Vou ficando convencido
Com uma nova cliente.

A conversa se desenrolou
Durante aquela venda,
Vi que ela muito gostou
De vir à minha tenda.

Cinquenta euros investiram
Na roupa que escolhia,
Logo um desconto pediram
Mas eu disse que não podia.

A cinco euros é bom preço
Cada peça com valia,
Pois então eu lhe ofereço
Um livro da minha autoria.

"Companheiros da Alegria"
É um livro feito em quadras;
Então ela agradecia
Com amáveis palavras.

Eros é fogo que arde
No brilho dos olhos da mulher!
É o primeiro alarme
Do que disse, p'rà convencer.

Dela vem um galanteio
Que eu no coração arquivo,
Então logo a permeio
Com afecto, o meu livro.

Ela muito insistiu
Que lhe faça uma dedicatória;
Logo a caneta imprimiu
Uma simples oratória:

"A amizade e estima",
Sem qualquer pudor
Aqui tem a minha rima
"Oferece, o autor.

Nela vejo um grande desejo
No brilho dos olhos que irradia
Dá-me um carinhoso beijo
Assim ela agradecia.

Com o marido por perto
Eu fiquei admirado!
Com tão simpático gesto
Com que fui obsequiado.

A tanta gente ofereci
Livros com dedicatória,
Tão amável gesto senti
Que gravei na memória.

(Texto de "Memórias em Cantigas-2009" do autor António Duarte Senra)

1 comentário:

  1. boa tarde caro amigo poeta Senra!

    benvindo a esta casa cujas paredes são feitas de poesia e o telhado é o céu de toda a gente que entende o valor de uma palavra.

    as suas histórias em rima
    nota-se que são feitas por olhos verdadeiros

    grande abraço

    ResponderEliminar